Segunda, 14 de Junho de 2021 06:50
(37)99924-8617
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto exige selo de controle para fiscalizar IPI sobre bebida alcoólica

Medida para destilados hoje é dispensada pela Receita Federal

17/05/2021 11h31
Por: TVI (MTB 0020533/MG) Fonte: Agência Câmara de Notícias
Carlos Bezerra quer proteger a arrecadação de tributos - (Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados)
Carlos Bezerra quer proteger a arrecadação de tributos - (Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 699/21 exige selo especial de controle, para fins de fiscalização do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), em produtos do fumo e bebidas alcoólicas destiladas vendidos no varejo.

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados insere a obrigatoriedade na Lei do Imposto de Consumo. O selo de IPI já existe nos cigarros. Para uma série de bebidas, atualmente é substituído por relatório eletrônico previsto na Instrução Normativa 1432/13 da Receita Federal do Brasil.

“A arrecadação do IPI relativa a cigarros e bebidas alcoólicas representa percentual expressivo daquele tributo, posto que esses produtos são sujeitos a elevadas alíquotas”, disse o autor, deputado Carlos Bezerra (MDB-MT).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias