Com o apoio do Governo do Estado, a tradicional Procissão dos Orixás foi realizada nesse domingo (8) quando a cidade de São Luís completou 412 anos. O cortejo começou pelo Palácio dos Leões, no Centro, sede do governo estadual, e reuniu centenas de fiéis das religiões de matrizes africanas, além da população e turistas.
O momento contou com a presença do governador Carlos Brandão, que dialogou com os membros da Federação de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros do Maranhão (Fucabma), organizadores do evento.
"Abrimos as portas do Palácio dos Leões para o povo de terreiro e reforçamos o nosso compromisso com a promoção e o apoio de ações e atividades que envolvam as religões de matriz africana, sempre com o foco no combate à intolerância religiosa e na preservação de nossas raizes culturais e identitárias", pontuou o governador.
O presidente da Fucabma, pai Bine Gomes Abinoco, agradeceu a parceria do poder público estadual. “Todo ano agradecemos por todas as nossas vitórias, e nesses 412 anos estamos agradecendo novamente, inclusive a parceria com o Governo do Maranhão pelo que tem trabalhado, sentando para resolver as demandas do povo das religiões de matrizes africanas”, observou.
O vereador Astro de Ogum também enfatizou o apoio da gestão estadual. “Deixamos um abraço para o governador e o nosso muito obrigado. Desejamos que ele tenha muita força para levar tudo o que tem feito pelo estado e para fazer mais e mais. A gente reconhece que este é um grande governo e agradecemos o apoio”, frisou.
O cortejo saiu da entrada do Palácio dos Leões e seguiu pela Avenida Dom Pedro II, Rua do Egito, Praça João Lisboa, Rua Afonso Pena, Rua da Palma até a chegada à Igreja do Desterro. Pai Paulo de Aruanda, um dos coordenadores da procissão, informou que esta é uma das manifestações de matriz africana mais antigas do Nordeste.
“É um evento tradicional do calendário da nossa cidade nesse período de aniversário de São Luís, e a Federação de Umbanda organiza este evento há muitos anos, este que talvez seja o mais antigo do Nordeste. Queremos ressaltar o apoio para a realização do evento e a importância que o governo tem dado às tradições de matrizes africanas”, ressaltou.
A Procissão dos Orixás é realizada juntamente com o aniversário de São Luís, no dia 8 de setembro, e marca tanto uma homenagem ao padroeiro da cidade, o santo católico São Luís Rei de França, assim como homenageia Nagô das religiões de matrizes africanas. O evento é um momento de comemoração e agradecimento pelas conquistas alcançadas.
Mín. 26° Máx. 40°