Sexta, 27 de Maio de 2022
27°

Tempo aberto

Bambuí - MG

Meio Ambiente Minas Gerais

APA Fernão Dias tem aumento superior a 1.600% no número de visitantes em 2022

Público passou de 258 em janeiro deste ano para 4.591 em abril

10/05/2022 às 08h35
Por: TVI (MTB 0020533/MG) Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Matheus Adler
Matheus Adler

Uma das maiores áreas verdes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 98,45 hectares, a Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias, localizada em Contagem, registrou aumento superior a 1.600% no número de visitantes somente em 2022. A Unidade de Conservação (UC), que contou com a visita de um público de 258 pessoas no mês de janeiro, fechou abril com 4.591 pessoas. Uma expansão de 1.679%.
 
O crescimento foi ascendente nos quatro primeiros meses de 2022. Em fevereiro, por exemplo, a APA constatou um público de 811 pessoas. Em março, por sua vez, a UC registrou a visita de 2.942 pessoas. Os números são resultado de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a prefeitura de Contagem, em 2019. Enquanto o Estado gere a unidade, o município apoia com mão de obra e na estruturação do espaço.

“A visitação é uma grande forma de proteção, porque quem vem cuida; quem gosta cuida. Vamos inibindo aquelas invasões que tínhamos de forma recorrente. Com a visitação, os usuários são os nossos olhos aqui dentro. Isso é muito importante”, afirma  secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem, Maria Thereza Camisão.
 
O gerente da APA Parque Fernão Dias, Marcus Vinícius de Freitas, salienta que o trabalho feito pelo IEF e pela prefeitura de Contagem é para proporcionar cada vez mais uma UC. Para isso, parcerias estão sendo feitas, inclusive, com a iniciativa privada, para implementar atrativos no local. 

“Estamos trabalhando muito. O IEF e a prefeitura de Contagem estão buscando as parcerias para poder implementar diversos atrativos para que o visitante possa ter um espaço de lazer que, com certeza, está relacionado à qualidade de vida, criando um sentimento de pertencimento de todos nessa unidade”, afirma.
 
Melhorias
 
A área da APA Parque Fernão Dias foi criada pela Lei Estadual 22.428/2016, após ficar fechada por cerca de dez anos. Ao assumir o local, o IEF deu posse ao conselho consultivo do espaço, representado por vários segmentos da sociedade. Após dois anos de mandato, uma eleição reconduziu os atuais membros por mais dois anos e, no fim de 2022, um novo pleito está marcado para eleger novos conselheiros, garantindo, assim, a participação da sociedade na gestão da APA.
 
Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre IEF e prefeitura de Contagem, uma série de ações começaram a ser realizadas para melhorar a estrutura e adequar a unidade para reabertura ao público. Foram feitas, por exemplo, a reforma da portaria, da sede do parque e a implantação de uma série de estruturas, como bebedouros e duchas. Também foi providenciado o cercamento de todo o perímetro da APA e foi adotada a portaria 24 horas. 
 
Para a reabertura, também foi feito o regulamento interno da APA, com normas de comportamento e de uso da unidade. As crianças foram contempladas no novo projeto com a instalação de um playground, feito por meio de uma parceria com a iniciativa privada.

“O parque está com uma programação bacana de eventos, como o ‘Domingo no Parque’, as barraquinhas de economia solidária, entre outras. É um atrativo muito interessante para que a população volte a frequentar o parque”, reforça Rafael Mendes, diretor de Parques da prefeitura de Contagem.
 
Futuro
 
Outros atrativos serão implementados na APA futuramente, como um espaço de 500 metros quadrados para apresentações culturais. A ação, que está sendo desenvolvida também em parceria com iniciativa privada, tem como nome “Diversão em Cena” e consiste na apresentação de peças teatrais duas vezes por semana. Uma tenda será instalada e ficará disponível para os usuários do parque. 
 
Em paralelo, sendo desenvolvida a “Trilha dos Sentidos”, onde o visitante, vendado, poderá aguçar o tato e a audição. Desta forma, o público poderá entender a importância do espaço. A inauguração da rota de 80 metros, que está sendo feita em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), está prevista para o dia 5/6, durante a Semana do Meio Ambiente.
 
Também há planos para o uso da pista de bicicross do parque em forma de evento. Isso porque a estrutura receberá a Copa Brasil de Mountain Bike Kids, na qual participantes entre 2 e 15 anos competem. A etapa está prevista para acontecer em Contagem no dia 27/8, como parte da programação de comemoração ao aniversário da cidade.
 
Além do bicicross, a APA Parque Fernão Dias abriga o primeiro velódromo de Minas e o terceiro do Brasil. A estrutura também será revitalizada, assim como nove quadras de futebol e basquete. A UC também dispõe de mirantes.
 
Em outubro, está prevista a realização da oficina para elaboração do Plano de Manejo, que é o principal documento de gestão das Unidades de Conservação. “O IEF estará com técnicos da própria instituição elaborando esse Plano de Manejo. Já fizemos o diagnóstico, o pré-zoneamento e vamos fazer, agora, uma oficina de planejamento, que vai envolver a participação de diversas pessoas para elaboração do plano”, explicou Marcus Vinícius.
 
Planejamento à altura de uma verdadeira joia, que abriga biomas da Mata Atlântica e Cerrado, além de ser um divisor das bacias dos rios Paraopeba e do Velhas. “São muitas coisas que estamos pensando em implementar para que o Parque Fernão Dias seja referência a nível estadual”, conclui o gerente da Unidade de Conservação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bambuí - MG Atualizado às 16h10 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo aberto

Mín. 15° Máx. 28°

Sáb 29°C 15°C
Dom 31°C 14°C
Seg 33°C 16°C
Ter 33°C 17°C
Qua 33°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias