Terça, 24 de Novembro de 2020 14:50
(37)99924-8617
Regional POLICIA SOLIDÁRIA

POLÍCIA MILITAR NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020

Esse empenho especializado favorece o processo democrático, o exercício da cidadania, possibilitando o atendimento direto ao cidadão

16/11/2020 16h27
Por: TVI (MTB 0020533/MG) Fonte: ACO / 63º BPM
Divulgação
Divulgação

Para garantir que todo o período possa transcorrer na mais harmoniosa paz, a Polícia Militar estará presente em todos os municípios mineiros em especial, cito os doze municípios que compõem a área do 63º Batalhão, com sede em Formiga e frações destacadas de Arcos, Pains, Iguatama, Bambuí, Medeiros, Tapiraí, Córrego Fundo, Pimenta, Itapecerica, Camacho e São Sebastião do Oeste. Estas cidades  receberão reforços em seu policiamento durante o pleito, sendo empregados todos os policiais militares, inclusive os que estavam de férias, além dos policiais que vieram de Divinópolis, da Capital mineira,  do policiamento Rodoviário e policiamento de Meio Ambiente,  abrangendo todas as seções eleitorais das zonas rurais destes municípios.

Esse empenho especializado favorece o processo democrático, o exercício da cidadania, possibilitando o atendimento direto ao cidadão antes, durante e depois do período eleitoral lembrando que este é um esforço adicional, mantendo-se o policiamento ordinário de forma preventiva e repressiva as infrações penais em geral.

Foram atendidas as seguintes solicitações  durante o  período eleitoral:  

EMENTA: DIVULGAÇÃO DE QUALQUER ESPÉCIE DE PROPAGANDA DE PARTIDOS/CANDIDATOS. LOCAL: PRAÇA MOZART TORRES, 88, CENTRO, BAMBUÍ/MG.

FATO: Em 15-11 – Dom, em cumprimento à solicitação do excelentíssimo Promotor Eleitoral da comarca de Bambuí, foi realizado levantamento nos colégios eleitorais do município para constatar quais os candidatos que transgrediram a legislação eleitoral com relação à divulgação de propaganda irregular com a distribuição dos chamados "santinhos". Dessa forma, ao final do empenho, foram recolhidos e encaminhados ao Promotor Eleitoral os  materiais recolhidos de pelo menos 40 (quarenta) candidatos, os quais foram qualificados em REDS para providências futuras.

*EMENTA: OUTRAS INFRAÇÕES CONTRA O SISTEMA ELEITORAL. 

LOCAL: PRAÇA MILITÃO MIRANDA, 64, CENTRO, MEDEIROS/MG.

FATO: Em 15-11 – Dom, a solicitante de , 47 anos, juntamente com outro de 23 anos, alegou que o comitê de campanha da coligação PTB/Avante teria afixado em seu exterior propaganda política irregular, contrariando a legislação eleitoral. No local, os militares constataram que o imóvel estava fechado. Foi redigido Reds para demais providências. 

 Hora: 08h20min; Cidade: Bambuí

Natureza: outros 

Fato: a solicitante de  32 anos, candidata a vereadora (PSB – 40.123), alegou que em vários pontos da cidade havia pessoas portando bandeiras da campanha eleitoral do candidato a prefeito municipal (PTB – 14). A candidata solicitou o registro para futuros fins.

Hora: 09h52min;  Cidade: Arcos;

Natureza: Arregimento de eleitor/ propaganda de boca de urna.

Fato: através do sistema de monitoramento “Olho Vivo”, militares flagraram as autoras de  62 anos, e de , 64 anos, distribuindo “santinhos” a transeuntes que passavam em direção às zonas eleitorais existentes nas proximidades. Dessa forma, as autoras foram abordadas e localizados consigo “santinhos” do candidato a prefeito do  (PL – 22) e do candidato a  vereador do (PTB – 14.100). Diante dos fatos, autoras receberam voz de prisão e foram conduzidas em flagrante à Delegacia de Polícia.

Hora: 11h09min; Cidade: Arcos;

Natureza: Outras infrações contra o sistema eleitoral/ descumprir lei quanto à venda/compra de bebidas alcóolicas durante período de votação.

Fato: o solicitante de , 52 anos, proprietário da Mercearia Almeida, situada à Rua João Jovino, 35  Cidade Esperança , Arcos  relatou que, em decorrência do pleito eleitoral, não estava comercializando bebidas alcóolicas nesta data, divulgando a informação a seus clientes. Entretanto, os autores de , 37 anos, e outro de , 40 anos, deslocaram até uma gôndola onde estavam algumas garrafas de aguardente (pinga) e tentou compra-la. Ao ser informado que tal venda não poderia ser feita devido à Lei Eleitoral, os autores retiraram dos seus bolsos certa quantia em dinheiro e deixou sobre o balcão de atendimento, levando consigo a garrafa de bebida alcóolica, permanecendo nas proximidades fazendo o consumo do produto. Face ao ocorrido, os autores foram abordados e localizados com os mesmos 01 (um) frasco plástico contendo a bebida (pinga) parcialmente consumida. Autores receberam voz de prisão em flagrante e foram conduzidos à Delegacia de Polícia.

Hora: 11h14min; Cidade: Tapiraí;

Natureza: Outras infrações contra o sistema eleitoral/ fotografar urna eletrônica durante votação tendo atual prefeito como autor.

Fato: militares foram acionados por pela solicitante de 31 anos, serventuária da Justiça Eleitoral da Comarca de Bambuí, a qual alegou que durante o período de votação, o presidente da Seção Eleitoral nº 51/80, de 28 anos, percebeu que o autor de  61 anos, atual Prefeito Municipal mas que não concorre à reeleição, com seu telefone celular, fotografou a urna eletrônica de votação e saiu rapidamente. Diante dos fatos, foi solicitado o registro do fato para providências posteriores. O autor não foi localizado. 

Assim, a PMMG obteve o seguinte saldo: 

02 PRESOS POR BOCA DE URNA EM ARCOS;

02 PRESOS POR COMPRA/VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS DURANTE O PERÍODO ELEITORAL EM ARCOS;

01 PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS EM PIMENTA;

01 SIMULACRO DE ARMA DE FOGO APREENDIDO;

02 PORÇÕES DE MACONHA;

06 REDS LAVRADOS; 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias