Quarta, 04 de Agosto de 2021 03:51
(37)99924-8617
Geral Minas Gerais

MG App é finalista em premiação nacional sobre soluções de Governo

Aplicativo oficial da administração pública mineira está entre os dez melhores no Prêmio iBest. Votação está em andamento

14/07/2021 16h05 Atualizada há 3 semanas
Por: TVI (MTB 0020533/MG) Fonte: Secom Minas Gerais
Divulgação / Seplag
Divulgação / Seplag

O aplicativo oficial do  Governo de Minas GeraisMG App, está entre as dez melhores soluções de Governo finalistas do Prêmio iBest, que busca reconhecer as iniciativas digitais mais bem-sucedidas do país. Atualmente, o MG App, coordenado pela  Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e desenvolvido pela  Companhia de Tecnologia de Informação de Minas Gerais (Prodemge), tem mais de 1 milhão de downloads nas lojas Google Play e iOS e conta com mais de 70 serviços de diversos órgãos e entidades do Estado. A votação para o vencedor está aberta ao público na  neste link.

A indicação ao prêmio é recebida como um reconhecimento do trabalho feito pela gestão, que tem buscado aproximar os cidadãos dos serviços públicos. “Ampliamos os serviços digitais disponibilizados no aplicativo para a população mineira, por meio de parcerias com diversos órgãos e entidades estaduais, isso tem se refletido nos retornos positivos dos usuários que já usam o MG App. Toda melhoria é focada nas sugestões oferecidas pelos cidadãos”, reforça o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag, Rodrigo Diniz Lara.

O MG App engloba serviços de diversas áreas do Governo de Minas. Nele, o cidadão consegue emitir documentos, como certidões de nascimento, casamento e óbito, acessar serviços básicos de Saúde, como agendar doação de sangue e ser encaminhado para o canal de telemedicina do Estado, solicitar segunda via de contas de água e energia, agendar atendimentos nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), entre outros.

Também é possível emitir auto de vistoria do  Corpo de Bombeiros, consultar a situação do veículo e a pontuação do condutor, emitir boletins de ocorrências da Delegacia Virtual, cadastrar ocorrências das rodovias estaduais, consultar serviços do Sine e o pagamento de IPVA, além de acessar as notícias do governo e registrar manifestações pela  Ouvidoria-Geral do Estado.

Votação

Para votar no MG App, o usuário deve acessar  este link e clicar no botão “Vote agora”. Ele será redirecionado para outra página, em que será possível selecionar o aplicativo mineiro. Será necessário cadastrar um login e uma senha para confirmar a votação. O MG App está concorrendo com outras soluções digitais de Governo, como a Carteira de Trabalho Digital, o Portal Gov.br e o Pix.

Aperfeiçoamento

Fruto do trabalho do Governo de Minas em aprimorar a carta de serviços oferecidos, com base nas sugestões feitas pelos usuários, o MG App recebeu, no ano passado, a melhor avaliação na Play Store – loja virtual do Google – entre os “Super Apps”, como são chamados os aplicativos de governos estaduais que agregam uma série de serviços públicos.

De acordo com o levantamento feito pelo Grupo de Transformação Digital dos Governos Estaduais e Distrital (GTD.GOV) divulgado em 2020, o aplicativo mineiro obteve a nota 4,7 em 5, em 9 mil avaliações.

Para melhorar ainda mais a experiência do usuário e integrar outros serviços públicos, inclusive federais, o login do aplicativo foi atualizado e, agora, é feito por um cadastro único pelo  www.gov.br. O MG App pode ser  baixado aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias